Redmond -
Lu,47, deixou a Yahoo há pouco mais de um ano e agora se encontra novamente liderando uma outra investida contra o Google. Desta vez, entretanto, ele tem o apoio de um empregador que está disposto a gastar nesta missão ainda mais do que a Yahoo: a Microsoft. “É uma missão inacabada que eu gostaria de retomar”, declarou ele.
O desafio para Lu e sua equipe continua sendo enorme, e o sucesso parece pouco provável. Entretanto, desde que foi escolhido por Steve Ballmer, chefe-executivo da Microsoft,para ser o presidente da divisão de serviços online da empresa, em dezembro do ano passado, Lu, um engenheiro modesto que é um dos executivos mais reservados e atípicos dos altos escalões da indústria da Internet, ganhou a confiança das tropas da Microsoft e ajudou a trazer uma dose de ânimo para uma equipe que se considerava derrotada. Dono de uma energia fora do comum e um ritmo de trabalho maníaco, Lu exigiu bastante de sua equipe para poder dar a Microsoft uma vitória importante. Após semanas de reuniões sempre marcadas às nove e meia da noite, ele fez com que seus gerentes encontrassem maneiras criativas de estruturar uma parceria arrasadora e complexa com a Yahoo. O acordo, assinado em julho, irá dar a Microsoft algo que a empresa desejou por anos: uma audiência muito maior que irá fazer do Bing, seu mecanismo de pesquisa, um concorrente páreo para o Google.
Lu e sua equipe ainda têm muito que fazer. Mesmo após somar o tráfego de pesquisas da Yahoo, a participação do Bing no mercado será menos que a metade da participação do Google. Preencher esta enorme lacuna será difícil, em parte devido à maioria dos usuários estarem satisfeitos com o Google, que sempre melhorou o serviço de pesquisas. Durante uma longa entrevista concedida semana passada na sede da Microsoft, Lu declarou que não estava subestimando o desafio. Entretanto, ele acredita que, com o passar do tempo, a Microsoft possui uma chance de oferecer um serviço que é diferente e atrativo o suficiente para competir de forma eficaz. Para a Microsoft, obter sucesso com mecanismos de busca é vital para a saúde corporativa a longo prazo. Para Lu, enfrentar o Google é uma missão que ele se sentiu obrigado a assumir. “Eu encaro isto como uma convocação a uma tarefa”, declarou Lu, que se veste mais como engenheiro do que como um executivo-sênior.
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